Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

QUEM SOMOS

Associação civil,  de direto privado , sem fins lucrativos, filantrópica, detentora do CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, fundada em 06 de setembro de   1959. É reconhecida como   utilidade pública em âmbito, municipal, estadual e federal.

Breve histórico:

João Marchesi nasceu em Nemoli, Itália em 5 de fevereiro de 1887. Chegou ao Brasil na condição de imigrante, desembarcando no porto de Santos - SP em 15 de setembro de 1906, aos 19 anos de idade. Casou-se em Taquaritinga -SP, com Carolina Corazzini, também imigrante italiana.

Por volta de 1914 João Marchesi mudou-se para Penápolis e se dedicou a profissão de colchoeiro. Naturalizou-se brasileiro e com isso, além de receber o título de eleitor de número 1924,  teve seu nome adaptado à língua portuguesa.

Entre 1935 e 1945, o grande volume de  atendimentos assistenciais praticados por João Marchesi e por seus seguidores, culminou na construção de um asilo, onde eram prestados atendimentos às famílias carentes.

Em  1952  foi lançada a pedra fundamental do Hospital Espírita João Marchesi, que  nasceu do ideal da Comunidade Espírita Penapolense, em razão do volume crescente de  pessoas carentes e acometidas por transtornos mentais, que procuravam o Sr. João Marchesi para receberem ajuda e assistência espiritual.

Em 1959 nasce o Hospital Espírita Discípulos de Jesus,  uma nova obra assistencial,  assim como tantas outras instituições filantrópicas no  país. 

Em 1990 acontece em Penápolis a municipalização da saúde e em 1991 o Hospital assina seu convênio com o SUDS – Sistema Único e Descentralizado de Saúde.

Em 1993 o Hospital dá mais um passo importante para a época. Com o propósito de promover o resgate da cidadania dos moradores da região, implanta o Lar Abrigo Feminino. Nesta mesma época a política de saúde institui a regionalização de hospitais psiquiátricos e o Hospital passa a ser referência para 40 municípios.

Em 1994, devido nova regulamentação  das entidades filantrópicas,  o Hospital desmembra-se da sua Organização religiosa e com personalidade jurídica própria,  passa denominar-se Hospital  Espírita João Marchesi em homenagem ao seu idealizador.

Em 1996 a Diretoria recentemente eleita inicia os estudos para a construção de novas instalações, em área mais ampla, com possibilidade de proporcionar um atendimento de melhor qualidade, com melhores acomodações e mais opções de recursos terapêuticos e de lazer.

Em 1998 o Hospital implanta o Lar Abrigo Masculino.

Entre  1999 e 2008, várias etapas de obras são  concluídas e colocadas em funcionamento.

Em 2009 as obras do novo Hospital são concluídas.

Ainda em 2009, ao completar 50 anos de existência,  lança o livro –  Hospital Espírita João Marchesi – Meio século reconstruindo vidas -, de autoria de Eunice Orives Valim de Souza,  assistente social, pós graduada em Administração Hospitalar

Devido o crescente movimento de parcerias entre entes públicos e instituições sem fins lucrativos e considerando a vitoriosa trajetória do Hospital Espírita João Marchesi, a Diretoria  decide dar mais um passo importante - proporcionar às outras comunidades os conhecimentos adquiridos ao logo desta importante trajetória.   Em 2014, após amplo debate sobre o futuro das atividades até então desenvolvidas, a assembleia geral dos associados opta por conduzir a Instituição à novas mudanças: Altera sua razão social para Organização Social João Marchesi e amplia suas finalidades, atividades e serviços.

Após o fechamento do Hospital Felício Luchine de Birigui a Organização Social recebe 27 (vinte e sete) pacientes de Birigui.

Em 2015, após experiências com os Lares Abrigados, a Organização Social decide, em parceria com o município de Penápolis, investir na implantação de SRT (Serviços Residênciais Terapêuticos). Serão quatro residências na modalidade TIPO II (com equipe multidisciplinar e enfermagem 24h), com 10 (dez) moradores em cada casa. O projeto foi protocolado junto aos órgãos competentes e a previsão de implantação da 1ª residência terapêutica é no mês de Agosto de 2015.